A imigração coreana no Brasil começou oficialmente em 1963, quando um grupo de 103 sul-coreanos chegou ao porto de Santos. Hoje, aproximadamente 50 mil coreanos vivem no Brasil, principalmente na região sudeste, com destaque para São Paulo, onde cerca de 40 mil coreanos residem e trabalham.
Os primeiros imigrantes coreanos se estabeleceram na Baixada do Glicério, em São Paulo, mas com o tempo, muitos se mudaram para bairros como Brás e Bom Retiro. O Bom Retiro, em particular, tornou-se um centro de comércio e residência para a comunidade coreana, com muitos negócios de moda feminina e atacadistas.
Além de São Paulo, outras cidades como Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu também receberam imigrantes coreanos, que se concentraram em áreas específicas, como a Colônia Coreana Santa Maria, no Paraná.
Por outro lado, o Brasil também tem uma comunidade crescente de brasileiros que vão morar na Coreia do Sul. Muitos desses brasileiros são estudantes que buscam oportunidades acadêmicas e profissionais no país asiático. Eles frequentemente se estabelecem em cidades como Seul e Busan, onde encontram uma comunidade brasileira vibrante e diversos programas de intercâmbio cultural.
Essa troca cultural entre brasileiros e coreanos enriquece ambas as nações, promovendo uma maior compreensão e cooperação entre os dois povos.
Publicar comentário